Bullying

O bullying é quando alguém insiste em praticar atos de violência física, verbal ou psicológica em uma ou mais pessoas. A palavra bullying vem da palavra inglesa bully que significa: valentão. Ele pode ocorrer de três formas: física, verbal ou psicológica. Fisicamente, o bullying ocorre quando o “valentão” agride o mais fraco. Verbalmente, o bullying ocorre quando o “valentão” xinga ou coloca alcunhas em um mais fraco. Psicologicamente, o bullying ocorre quando o “valentão” ameaça, persuade, chantageia ou extorque o mais fraco.
Estudos mostram que os bullies, quem pratica bullying, são violentos por alguns motivos: déficit de auto-estima, preconceito, inveja e falta de amor e carinho. Os bullies são formados desde crianças, na escola. Alguns são bullies depois de adultos por terem sido vítimas de bullying quando criança. Diferente do que se pensa, o bullying não está só presente na escola entre as crianças, mas também no colegial, na faculdade, no ambiente de trabalho e até mesmo na família, qualquer um pode sofrer bullying.
O bullying é muito sério e não é encarado como um problema de verdade. Muitos pensam que isso é algo que acontece naturalmente e depois passa. Os pais dos agressores chegam até a achar que isso é uma atitude normal, só uma fase que depois passa. Se a criança cresce praticando bullying ela vai continuar praticando.
Um caso extremo de bullying no pátio da escola foi o de um aluno do oitavo ano chamado Curtis Taylor, numa escola secundária em Iowa, Estados Unidos, que foi vítima de bullying contínuo por três anos, o que incluía alcunhas, ser espancado num vestiário, ter a camisa suja com leite achocolatado e os pertences vandalizados. Tudo isso acabou por o levar ao suicídio em 21 de Março de 1993. Alguns especialistas em bullies denominaram essa reação extrema de bullycídio.
Os que sofrem o bullying acabam desenvolvendo problemas psíquicos muitas vezes irreversíveis, que podem até levar a atitudes extremas como a que ocorreu com Jeremy Wade Delle. Jeremy se matou em 8 de janeiro de 1991, aos 15 anos de idade, numa escola na cidade de Dallas, Texas, EUA, dentro da sala de aula e em frente de 30 colegas e da professora de inglês, como forma de protesto pelos atos de perseguição que sofria constantemente. Esta história inspirou uma música (Jeremy) interpretada por Eddie Vedder, vocalista da banda estadunidense Pearl Jam.
A vítima e o agressor têm que ser tratados. A vítima pode ser traumatizada e o agressor continuará a praticar o bullying com outras pessoas se não for tratado.
By: Matheus de Oliveira

1 comentários:

é eu tbm sofro de bullying pq eu sou meio nerd. e acho isso horrível. é realmente um problema mto sério, o problema é q ngm liga p/ isso. mto triste o q aconteceu com Curtis Taylor e Jeremy Wade Delle. NÃO PARA O BULLYING!!

Postar um comentário